segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Formiga Horripilante


Título do livro: A Formiga Horripilante
Autor: Liz Pichon
Tradução: Suzana Ramos
Editora: Dina Livro

Ano: 2004

ISBN 972-576-333-5

Género Literário: Literatura Infantil


Sinopse:
A história fala-nos de uma formiga muito feia, com os olhos enormes e vesgos, uma cabeça disforme e tremelicante, umas pernas roxas e tortas. Realmente horripilante! Ela pergunta aos amigos porque razão é que terá nascido tão feia, enquanto eles eram engraçados. Tenta então mudar o visual imitando a parte que ela mais gosta de cada um dos seus amigos tornando-se assim uma atraente formiga para ela e para os pássaros também! Ao vê-la tão atraente, um pássaro cai sobre ela em voo picado para a comer, mas nesse momento cai a fantasia e o pássaro assusta-se com a sua imagem tão horripilante e foge sem a comer.

Apreciação Pessoal
É um livro interessante que com uns desenhos atraentes e um texto fácil de dramatizar. Conta às crianças que cada um é como é por uma razão muito especial, as características individuais que nos tornam únicos.

Áreas Disciplinares/Não disciplinares em que se pode inserir
Pode-se inserir na língua portuguesa pela pontuação e diálogos, na matemática trabalhando os números ordinais, na formação pessoal e social aceitando-se a si e aos outros como eles são e compreender que cada pessoa tem uma razão de ser como é e que é isso que a torna tão espacial.

Conteúdos programáticos possíveis de explorar:
Auto estima, respeito ao próximo, aceitar-se a si próprio e aos outros como eles são.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências de leitura... deixe o seu comentário!