quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Os pilares da terra de Ken Follett


Ken Follett, nasceu a 5 de Junho de 1949, em Cardiff, no País de Gales. Formado em filosofia, é um autor de grande sucesso, que vê os seus livros darem regularmente origem a filmes ou séries televisivas. A sua primeira obra foi publicada em 1978 sob o título Eye of the Needle, um thriller que venceu o Edgar Award e deu origem a um filme.
Algumas obras:
• O Triângulo; A chave de Rebeca; Na Toca do Leão; O Homem de São Petersburgo; Uma Fortuna Perigoso; O Voo da Águia; O Terceiro Gémeo e recentemente Mundo Sem Fim.
Colecção: Grandes Narrativas
Preço c/iva: €20,00
ISBN: 978-972-23-3788-5
Nº de Páginas: 504 (1º volume)
Nº de Volumes: 2
Data da 1ª Edição:
17-7-2007
Contextualização:

A narrativa inicia-se em 1123 e finda em 1174. São descritos cerca de 50 anos de acontecimentos da História da Inglaterra: A guerra civil travada pelo trono; as movimentações políticas e religiosas entre o clero e a nobreza que tem como ponto culminante e de viragem o do assassinato de Thomas Becket a mando do rei Henrique II; a vida diária do povo e todas as contingências a que está sujeito, numa época de guerra…
Sinopse:


Na Inglaterra do século XII, Tom, um humilde pedreiro e mestre-de-obras, tem um sonho majestoso – construir uma imponente catedral, dotada de uma beleza sublime, digna de tocar os céus. E é na persecução desse sonho que com ele e a sua família vamos encontrando um colorido mosaico de personagens que se cruzam ao longo de gerações e cujos destinos se entrelaçam de formas misteriosas e surpreendentes, capazes de alterar o curso da história.
A narrativa assenta em várias histórias paralelas com um fio condutor que as une. Ken Follett consegue reconstituir magistralmente aquela época, construindo um painel de personagens que abrande todos a estrutura social: O clero, onde o prior Philip e o malévolo Valeron Bigot são a sua face para o bem e para o mal; O Povo, representado por Tom Pedreiro, Alfredo e Jack; A aristocracia, com Aliena, Richard e William Hamleigh, o sanguinário cavaleiro que se comete as maiores atrocidades para ser conde; A realeza que surge a espaços; Os proscritos, gente sem casa, sem nada, representada por Ellen. Nesta obra Ken Follett teve o cuidado de reconstruir toda a sociedade da época.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências de leitura... deixe o seu comentário!